Make your own free website on Tripod.com

 

Terapia da Regressão

 

Hipnose

 

 

COMO A ALQUIMIA SIMBÓLICA ATUA


http://regismesquita.tripod.com/atua.html

 

 

Tela "Sonho" - Pablo Picasso 1932

 

 

 

 

Existem algumas hipóteses sobre como a Alquimia Simbólica atua sobre a nossa mente e corpo produzindo as mudanças necessárias para conseguirmos uma vida com mais bem estar e harmonia. Neste estudo vamos analisar uma dessas hipóteses.

O próprio nome já nos dá uma dica: Alquimia -- transformação, mutação. Simbólica-- dos símbolos. No estudo sobre as imagens mentais você aprendeu que a mente se estrutura a partir dos símbolos. Esses símbolos servem para dar sentido à vida, ou seja, dar à mente uma organização e uma explicação. Para criar essa organização, a mente transforma tudo que é simbólico em histórias. ( Qualquer dúvida releia o capítulo acima citado ).

A Alquimia Simbólica atua transformando os símbolos, desta forma transforma as histórias que se formam na mente. Com outras histórias, a vida do indivíduo se transforma. Retomemos o exemplo do Sexto Passo, no qual filho e mãe estão em uma sala conversando e o filho espera uma aproximação e carinho por parte da mãe. Após retomar sua visualização, o praticante começou a tomar consciência de que esperava uma determinada atitude da mãe. Como a mãe não correspondia à vontade do filho, este adotava uma postura de distanciamento e se sentia rejeitado. Ele começou a ter consciência de suas expectativas e questionou quais seriam as expectativas de sua mãe. Sua mente lhe respondeu que era servir. Imediatamente ocorreu-lhe uma enorme quantidade de lembranças da sua vida. Lembrou que quando era jovem, sua mãe era das poucas mães que sempre levantava de madrugada para preparar o lanche "fresquinho" que o filho levaria à escola. Naturalmente, o praticante possuía esta memória em sua consciência, o que ele nunca havia tido era a percepção do carinho e do amor que envolvia este ato. Assim como, nunca havia tomado consciência do pouco espaço para o servir em sua vida pessoal .

 

 

Servir significa doação, ter prazer em fazer algo de bom para o outro. É uma doação que não espera algo em troca, é uma entrega. Uma entrega onde o próprio ato da entrega já é uma recompensa. Ou seja, servir é um ato que se esgota no prazer que a própria pessoa sente em servir ao próximo. Nosso praticante tomou consciência de que ele sempre esperava e cobrava algo em troca por qualquer coisa que fizesse. Mas, o mais importante e o mais transformador foi que esta nova forma de ser ( o símbolo servir ) impregnou seus atos na vida cotidiana. O praticante deixou de cobrar aquilo que fazia pelos outros, porque passou a ter muita satisfação no ato de servir. Sua mente e seu coração se abriram para o ato de servir, ele passou a se interessar em ajudar o próximo, passou a perceber as necessidades do próximo e também a perceber que possuía algo de bom para doar.

A verdadeira Alquimia Simbólica não aconteceu no ato da tomada de consciência, aconteceu com a entrada do símbolo e da energia do servir na mente do praticante. Foi com a entrada deste símbolo que a história foi transformada. No início da visualização vemos uma pessoa que espera uma atitude do outro e fica ressentido pelo outro não ter a atitude que ele espera. No final vemos esta mesma pessoa, sem ressentimento, começando a entender a forma pela qual sua mãe demonstrava carinho e afeto. Este símbolo mudou a história do praticante com sua mãe e também com sua família, amigos, etc; e o levou a desenvolver novas concepções de vida e novos valores. Ou seja, a medida que este símbolo entrou em sua vida, mudou sua forma de ser e de encarar os fatos.

Quando falamos dos símbolos, estamos falando também de uma quantidade de energia que está a eles associada. Esta energia é literalmente liberada quando o símbolo começa a atuar mais fortemente na vida do indivíduo. A energia liberada obriga a que todo o fenômeno psíquico se reorganize. Só que, como é uma energia simbólica, esta energia atua dentro de alguns parâmetros que são fornecidos pelo símbolo. Isto significa que a energia simbólica possui uma direção de atuação. No caso do símbolo servir, esta energia vai dinamizar qualidades mentais que vão possibilitar a apreensão da necessidade do outro, a percepção da importância de seu ato para a outra pessoa, ou seja, esta energia vai dinamizar todo o lado altruístico do ser humano.

A Alquimia pode acontecer com a emersão de um único símbolo que passa a ser central na vida do indivíduo, como no exemplo do símbolo servir. Pode também acontecer com a emersão de um ou mais símbolos que permitem uma nova vivência de um símbolo que já é central na vida da pessoa, como no exemplo do sonho da espada. Nele, a senhora estava vivendo o símbolo da Morte apenas na sua dimensão negativa ( destruição e aniquilamento ). Este fato provocava um grande sofrimento. Através da Alquimia Simbólica houve a emersão de novos símbolos, o que promoveu uma reorganização simbólica/energética na mente desta senhora, e fez com que a mesma passasse a vivenciar a dimensão positiva da morte. Todo símbolo, quando é vivenciado pela dimensão negativa produz grandes sofrimentos. Porém, quando passamos a vivenciar aspectos positivos do símbolo o sofrimento se transforma em aprendizado e descoberta. Que dimensões positivas são estas? No caso desta senhora, são dimensões relacionadas à vivência de um ser superior, ao desprendimento (que possibilita o ato de perdoar), à vivência mais espiritualizada dos problemas, a idéia de renascimento, etc.

Se um símbolo emerge na consciência é porque existe junto uma força energética que o impulsiona até ali. É esta força energética que reage cada vez que agimos durante a visualização. Na prática, nós agimos de acordo com velhos padrões aprendidos no passado e a força energética reage porque está trazendo o novo. Para que haja transformação o novo tem que se unir ao velho, renovando o velho e "amadurecendo" o novo. Os arquétipos do inconsciente ( que produzem os símbolos e a sua energia ) possibilitam este encontro pois são eles que sutilmente vão levando a pessoa a vivenciar esta união. No exemplo da espada, a dificuldade que a senhora teve em retirar a espada do peito da "outra" revela que ela convivia com um enorme pavor da solidão, o que impedia uma solução para seus problemas e a deixava impotente frente a vida. No decorrer da visualização apareceram símbolos que foram revelando e direcionando o caminho a ser seguido para que houvesse esta transformação. Neste sentido, quando a "outra" pediu água ou quis morrer, quando a imagem de Nossa Senhora apareceu, aconteceram pequenas transformações que levaram a senhora a adquirir um sentimento de capacidade e força para romper com seus velhos padrões. Após dar este passo ela pode vivenciar plenamente o novo que emerge e por fim integrar velho e novo. Esta integração se revelou no fato do símbolo da morte continuar sendo muito ativo, levando a uma forte consciência da doença e das suas dificuldades, mas com fé, coragem, sentimento de plenitude e infinitude. No exemplo do servir, a integração se revelou com o praticante mantendo o desejo de se aproximar da mãe, só que entendendo a forma dela demonstrar carinho e amor, e se sentindo amado e disposto a doar.

Resumindo: como o inconsciente está sempre procurando influenciar a consciência, existem sempre símbolos e dimensões diferentes de símbolos prontos para renovarem nossa consciência, prontos para trazerem amadurecimento, evolução e aprendizado. A Alquimia Simbólica é um facilitador deste processo, ou seja, a Alquimia Simbólica é uma técnica que utiliza a própria natureza humana para produzir mudanças no indivíduo.

Durante a visualização aconteceu uma reorganização simbólica na mente. Depois que a visualização termina é necessário atuar de acordo com esta nova organização afim de fortalecê-la. Esta é a função do compromisso ético: aprofundar, ampliar e consolidar esta transformação.

 

Guarde e Compartilhe |

 

 

 

 

Anterior

Home

Próximo

 

 

Terapia da Regressão

Hipnose

Terapia de Vidas Passadas

 

Psicologia Racional

Caminho Nobre

 

 

 

 

Acrescente este site aos seus favoritos

e nos encontre sempre que desejar.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Click para receber gratuitamente no seu email o Jornal Vida Natural

Visite a página do jornal

 

 

O conteúdo produzido pelo autor deste site está registrado junto ao Escritório de Direitos Autorais da Fundação Biblioteca Nacional.

Proibida a reprodução total ou parcial destes conteúdos pessoais sem a autorização escrita do autor.

 

 

Copyright © 1996 - 2012 by Regis Soffiatti Mesquita de Oliveira