Make your own free website on Tripod.com

 

Terapia da Regressão

 

Hipnose

 

 

Contribuições do sono e dos sonhos

 para o progresso da ciência

 

 

 

 

 

Contribuições do sono e dos sonhos para o progresso 

da ciência (relato de casos)

 

"Thomas Edison era famoso por tirar uma soneca toda vez que um problema o azucrinava; ele adormecia em sua poltrona favorita, com bolinhas de aço nas duas mãos. À medida que sua mente consciente o abandonava, as mãos relaxavam e as bolinhas caiam em panelas estrategicamente colocadas no chão. O barulho fazia Edison acordar quase sempre com uma idéia para resolver o problema que o preocupara minutos antes."

"Um incrível caso de inspiração hipnagógica parece ter sido responsável pela descoberta do anel hexagonal da estrutura molecular do benzeno, pelo químico alemão Friedrich August Kekule von Stradonitz, em 1865. Sem conseguir resolver o problema no qual trabalhava, ele virou sua poltrona para a lareira e caiu no sono. De repente, contou mais tarde, "os átomos saracoteavam diante de mim (...) Os olhos de minha mente, aguçados pelas repetidas visões desse tipo, distinguiam agora estruturas maiores, de conformação múltipla; fileiras longas, às vezes mais cerradas, tudo girava e se contorcia como uma cobra. Mas veja! O que é aquilo? Uma das cobras agarrou a própria cauda e se pôs a girar, dançando diante dos meus olhos. Como se fosse atingido por um raio, eu acordei (...) Passei o resto da noite trabalhando nas conseqüências da hipótese."

(Extraído do livro No Mundo dos Sonhos, pagina 117, Ed. Abril Livros, autor não indicado)

 

Lorenzo era um garoto normal, até que começou a ter comportamentos estranhos e a ficar agressivo. Os médicos diagnosticaram uma doença considerada rara e fatal: Adenoleuco distrofia (ALD). Uma doença que interfere no metabolismo das gorduras (ácidos graxos) saturadas de cadeia extensa, e tem como conseqüência o acúmulo destes ácidos graxos nos tecidos do corpo provocando uma degeneração do cérebro e de todo sistema nervoso (entre outros). Ao receberem a notícia desta doença até então pouco conhecida os pais de Lorenzo, Michaela e Augusto Odone, resolveram estudar a doença e buscar uma cura para o filho. A partir dos seus estudos eles conseguiram decifrar o mecanismo bioquímico da doença. O momento decisivo para esta descoberta foi quando Augusto Odone dorme e sonha com seu filho segurando e puxando duas correntes feitas com clips que simbolizavam cadeias de carbono. Ele acorda do sonho sabendo qual é o mecanismo bioquímico da doença. A partir desta descoberta foi desenvolvido um óleo para tratar crianças com esta doença, o Óleo de Lorenzo. Devido às suas descobertas Augusto Odone (funcionário do Banco Mundial) ganhou um diploma honorário de medicina.

Para saber mais veja o filme "O Óleo de Lorenzo"

 

Você também poderá se interessar pelo

Site Psicologia Racional

 

Foi num sonho que Reinhold elaborou a equação (tabela dos fluídos de Reinhold). Condorcet informa que muitas vezes ele completou os seus cálculos imperfeitos em sonhos.

James Hastings, a dictionary of Christ and the Gospel, Vol 1, pag. 497  

 

 

 

Voltar Textos Sonhos

 

 

 

Início Site Sonhos

 

 

 

Conheça o autor

Cursos e Consultas

 

 

 

 

 

Colabore com este site