Make your own free website on Tripod.com

 

 

A FONTE DA VIDA

 

 

 

 

 

Guarde e Compartilhe |

 

 

 

A imensa maioria das pessoas que procuram um terapeuta estão sofrendo tanto no plano mental como no plano físico. Muitos chegam sem forças e sem verem saída para suas vidas. Quando deixamos o inconsciente dessas pessoas "falarem", suas vidas começam a se transformar. Elas readquirem forças para lutar e compreensão para superar seus problemas. Este processo acaba proporcionando uma nova qualidade de vida ao paciente.

Estes pacientes têm suas vidas renovadas. Mas por que estes pacientes conseguem uma renovação em suas vidas? Porque o ser humano tem em seu interior uma fonte de sabedoria universal e divina ( o inconsciente ) e sempre que o ser humano estabelece um bom contato com esta fonte ele consegue se desenvolver, superar problemas, amadurecer, e acima de tudo consegue forças para lutar por uma vida melhor. Nós já aprendemos que a consciência é limitada e unilateral. Se esta unilateralidade não for compensada a vida tende a ficar cada vez mais limitada e pobre, a pessoa fica sem energia e direção para melhorar sua vida, e como diminui a energia vital há uma maior facilidade em adoecer. Ou seja, os desequilíbrios tendem a ser cada vez maiores. Por exemplo, o indivíduo que possuía a crença de que sua mãe pouco o amava continuaria interpretando as atitudes da sua mãe como atitudes de desamor. Como ele só "veria" desamor em sua relação com a mãe a situação de sofrimento se perpetuaria, trazendo desavença, tristeza, isolamento, raiva, descrença, e por fim, a doença. Podemos chegar a seguinte regra: se a consciência não se transforma e nem evolui, ela tende a ficar presa em suas dificuldades e a diminuir sua força vital. Uma consciência que se transforma, supera suas dificuldades e conquista novas qualidades, está constantemente recebendo fluxo de energia do inconsciente e desta forma se mantém sempre energizada.

 

 

O trabalho de revitalização da consciência pelo inconsciente, acontece de forma contínua no dia-a-dia de todas as pessoas. Porém, desde os primórdios da humanidade o homem descobriu que é muito importante ajudar o inconsciente a romper com as barreiras que a consciência ergue contra ele. Todas as sociedades criaram técnicas e rituais que servem para restabelecer um bom contato com o inconsciente. As danças sagradas, os rituais dos xamãs, os ritos de passagem, as técnicas de meditação e muitas outras técnicas são exemplos desta tentativa de restabelecer este bom contato. O que todos nós, seres humanos, sempre procuramos é alcançar a felicidade e a auto-realização, o que implica em permitir que esta fonte de sabedoria e de energia que pulsa dentro de nós atue a nosso favor*.

 

___________________________________________________________________________________________

* Muitas vezes, quando falamos em inconsciente, as pessoas tem a sensação de que estamos falando de algo distante da vida delas. Esta sensação acontece porque as pessoas não sabem reconhecer as manifestações do inconsciente na sua vida, apesar dessas manifestações estarem presentes no dia-a-dia de todos. Repare nas palavras de Gilberto Gil: "andar com fé eu vou, que a fé não costuma falhar, ... mesmo para quem não tem fé, a fé costuma acompanhar....". O que este poeta expressa com muita sensibilidade é a sensação de algo que vibra dentro dele e que traz a fé. Ele diz que a consciência falha, perde a esperança, mas como a origem da fé é muito mais profunda, a fé resiste. Ele também nos conta que mesmo se a consciência não aceitar este sentimento, a fé continua conosco, porque ela não depende da consciência. A fé é uma manifestação do inconsciente. Este é apenas um exemplo do inconsciente se manifestando na vida da pessoa trazendo renovação, trazendo energia e força para a pessoa lutar e vencer as dificuldades.

___________________________________________________________________________________________

 

No mundo atual, onde perdemos bastante dos recursos que os antigos possuíam para realizar este bom contato, a técnica da Alquimia Simbólica se propõe a ser uma forma simples e eficiente de voltarmos a aprender diretamente com o inconsciente.

Para estabelecer este bom contato é necessário passar por três fases:

a) ir ao encontro desta fonte.
b) saber escutar o que ela nos diz.
c) avaliar e colocar em prática o que se aprende.

Como você vai aprender, a técnica da Alquimia Simbólica foi estruturada para permitir com que estas três fases sejam cumpridas. Cada uma destas fases terá seus procedimentos próprios que serão explicados em detalhes neste estudo.

Concluímos que:

1) Se Deus nos deu o inconsciente e colocou nele uma fonte de sabedoria, cabe a nós procurarmos aprender com ele. Significa mais sofrimento nos fecharmos a ele.

2) Ao termos um bom contato com o inconsciente somos mais capazes de escolher, entre as opções que a vida nos traz, aquelas que irão nos fazer mais felizes.

3) Nós precisamos buscar mais harmonia ( em nós e no mundo ). Para tanto, precisamos ter contato com forças interiores que nos ensinem como perdoar, como amar e como nos ajudar.

4) O sonho tem origem no inconsciente, portanto o trabalho com os sonhos nos permite ter acesso a esta fonte de energia e conhecimento que é o inconsciente.

A análise dos sonhos pela técnica da Alquimia Simbólica tem se revelado muito eficiente, pois propicia o desenvolvimento do indivíduo e renovação da vida utilizando os recursos que a própria natureza já proporcionou. Desta forma, o caminho se torna mais rápido, mais suave e mais eficiente.

Até este momento aprendemos que vamos utilizar os sonhos para transformar nossa consciência e renovar nossas vidas. No próximo estudo você vai aprender porque, para trabalhar com os sonhos, nós utilizamos as imagens que aparecem nestes sonhos.

 

Obs: Neste estudo, por razões didáticas, sempre usaremos consciência, ego e supraconsciência como sinônimos. Também por razões didáticas é considerado como  sendo do inconsciente fenômenos de caráter espiritual e outros mecanismos de ação que são próprios da alma. Nos níveis mais avançados você poderá aprender estas diferenciações.

 

 

 

 

 

 

Anterior

Home

Próximo

 

 

 

Terapia da Regressão

Hipnose

Terapia de Vidas Passadas

 

 

FACEBOOK: http://www.facebook.com/mesquitaregis

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Click para receber gratuitamente no seu email o Jornal Vida Natural

Visite a página do jornal

 

 

Todo o conteúdo escrito deste site está registrado no Escritórios de Direitos Autorais da Biblioteca Nacional.

Proibida a reprodução de qualquer parte sem a autorização escrita do autor.

 

 

Copyright © 1996 - 2012 by Regis Soffiatti Mesquita de Oliveira