Make your own free website on Tripod.com

 

Terapia da Regressão

 

Hipnose

 

MÉTODOS PARA ESTÍMULO 

DOS SONHOS


http://regismesquita.tripod.com/metodos.html

 

 

 

 

 

Um método fabuloso para recordar seus sonhos é começar a prestar mais atenção nos mesmos. Como tudo na vida, lembrar dos sonhos é também uma questão de desejo e persistência. O desejo de lembrar e a atenção neste sonhar fazem com que a atividade onírica seja "estimulada" e mais facilmente lembrada. A partir do momento em que você desejar sonhar, valorizar seu sonho, e tentar se lembrar do mesmo é provável que você comece a recordá-los com mais facilidade.

Controle sua ansiedade, você não precisa lembrar do sonho todo para trabalhar com esta técnica. Trabalhando somente com um pequeno fragmento você consegue os mesmos resultados. Não valorize apenas sonhos que aparentemente parecem ser grandiosos. Um praticante da técnica, que no início teve grande dificuldade em lembrar dos sonhos, realizou sua primeira análise com a imagem pouco definida de uma folha caindo. Esta imagem, que foi considerada simples e sem importância, se mostrou cheia de significado para sua vida.

 

O acordar é de fundamental importância. É mais fácil lembrar dos sonhos quando a noite foi bem dormida, houve um despertar natural e ficamos por alguns minutos na cama sem permitir que as preocupações do dia-a-dia tomem conta de nossa mente. Assim, quando acordar, você deve se preocupar exclusivamente em relembrar e se conscientizar do seu sonho e dos seus sentimentos e sensações no momento do acordar ( pois estes também são considerados partes do sonho ). Procure desenvolver o hábito de ter um tempo de transição entre o despertar e o início de sua atividade diária. Neste momento, onde a consciência ainda está em estado crepuscular, é mais fácil lembrar e tomar consciência dos sonhos.

O adormecer também é importante. Evite ir para cama apenas no momento em que estiver com muito sono, pois seu sono se tornará mais "pesado" e, conseqüentemente, será mais difícil ter lembrança dos sonhos. Os sonhos também obedecem a graus diferentes de intensidade afetiva. Por exemplo, pesadelos possuem um alto grau de intensidade afetiva, por isto são mais facilmente recordados. Se você costuma dormir somente quando já está com muito sono é provável que o sonho, para romper a barreira da consciência, necessite de maior força afetiva.

O corpo humano é movimento, ele necessita e pede movimento. Portanto, fazer exercício é fundamental. O sono de um corpo que se cansou com exercícios tende a ser melhor do que o sono de um corpo que teve um dia sedentário. O nosso objetivo é fazer com que você tenha o melhor sono possível, porque um sono bom proporciona uma maior facilidade de lembrança dos sonhos, assim como demora mais tempo para que se perca essas recordações. Neste sentido, o colchão e os travesseiros também devem ser mais adequados possíveis.

O ambiente tem grande influência sobre o sono e sonho. Um menino tinha constantes pesadelos e fobia na hora de dormir. Uma das características do quarto do menino era que entre a cabeceira da cama e a porta havia um móvel que tampava a visão da porta para quem estava deitado na cama. Devido a este fato ele somente enxergava uma pessoa que entrava no quarto quando a mesma já estava junto a sua cama. A reorganização dos móveis do quarto da criança aliviou a ansiedade que acompanhava o ato de dormir. Quarto frio, quente, claro, tudo pode atrapalhar o sono. Grande parte das pessoas sentem diferença se a cama está em uma posição ou em outra, tendo como referência os pontos cardeais. Existem pessoas que dormem melhor quando a cabeceira da cama está direcionada para o norte, outros para sudeste, etc. Não custa nada fazer uma experiência e reorganizar seu quarto, a diferença pode compensar.

Existem algumas formas de "ativar" e de enriquecer os sonhos. Tudo que atinge a mente de modo a influenciá-la, "ativa" os sonhos. Os melhores modos de ativar positivamente os sonhos são descritos abaixo:

a) o ser humano é composto por dimensões energéticas que se balanceadas ajudam a ativar os sonhos. Porém, os elementos que você utilizar para ficar mais equilibrado irão influenciar o conteúdo dos sonhos, uma vez que todos os elementos do trabalho energético ativam arquétipos do inconsciente. Ao utilizar uma erva para limpeza do seu campo de energia esta erva também estará agindo sobre determinados arquétipos, já uma outra erva agirá sobre outros arquétipos. Desta forma, ao trabalhar a dimensão energética estaremos influenciando a mente, o que refletirá na dinâmica dos sonhos. Este fato, porém, não atrapalha no uso da técnica da Alquimia Simbólica. Os recursos que utilizamos para conseguir este maior equilíbrio energético são muitos: incenso, ervas, essências florais, aromaterapia, e outros.

Ervas: podem ser utilizadas queimadas ( tipo defumação ), em banhos ou mesmo deixadas dentro do quarto ( sachês, no travesseiro, etc.). Arruda, guiné, alecrim, além do sal grosso, são famosos por sua capacidade de levar embora o acúmulo de energia do corpo. Possuem também efeito protetor. Na vida moderna, onde temos muitíssimo pouco contato com a natureza, onde ficamos isolados do chão pelas borrachas das solas do sapatos, onde temos contato com eletricidade, irradiação, e muitas outras fontes de energia que se acumulam em nosso corpo, há a necessidade de algumas vezes por mês tomarmos banho de ervas como forma de "lavarmos" estas energias do nosso corpo ( assim como lavamos a sujeira física com sabão ). O que deve ser sempre lembrado é que algumas plantas ajudam a fazer esta lavagem energética e que todas as ervas possuem a capacidade de influenciar psicologicamente o ser humano. O alecrim, por exemplo, ajuda a aumentar a consciência da pessoa tornado-a mais sensível a suas próprias necessidades e desejos. Esta influência psicológica também será sentida nos sonhos. Uma boa receita de banho com ervas é: em 5 litros de água coloque alguns ramos de arruda e de alecrim. Leve ao fogo até que fique bem quente, sem ferver. Enquanto a água esfria você toma seu banho noturno, após o último enxágüe pegue a água que foi esquentada (retire os ramos), acrescente sal grosso (1/3 de copo americano), mexa bem. Jogue sobre o corpo, evitando a cabeça. Este deve ser o último enxágüe do banho.

Essências florais: Há uma sabedoria popular que ensina que tudo o que o ser humano precisa para sua cura ele encontrará em si ou à sua volta. A nossa volta encontramos o reino mineral, animal e vegetal. No reino vegetal as flores anunciam a vida que se perpetua, pois o momento das flores é o momento da fecundação, o momento do renascimento, do aperfeiçoamento, da evolução, um momento de síntese. Um momento tão importante que Deus brindou cada flor com uma alta concentração de energia evolutiva. O homem aprendeu a utilizar a água para capturar a energia das flores e utilizá-la para sua própria evolução. Assim, aprendeu a fazer as essências florais. Eis algumas essências (o nome da essência vem seguido do nome sistema ao qual pertence) cujo relato baseia-se na experiência do autor e nos escritos dos criadores destes sistemas florais:

-- Ageratum (Florais de Minas): por trabalhar tanto a limpeza espiritual quanto a purificação da alma, esta essência reforça a conexão com o mundo onírico. Ela reforça a ligação entre a consciência e o inconsciente fazendo com que o sonho se apresente mais claro à consciência. Ótimo para lembrar dos sonhos.

-- Heliotropium (Florais de Minas): esta flor trabalha, entre outras coisas, a pressão interna que constantemente leva a consciência a se transformar (principalmente quando esta pressão é muito grande). Devido ao fato de ser um facilitador do trânsito simbólico do inconsciente para o consciente, esta essência é muito boa quando a pessoa não tem consciência de sua própria vida onírica (de sonhos). Facilita a interpretação dos sonhos.

-- Impatiens (Florais de Minas): ajuda a combater a tensão generalizada pelo corpo. Propicia um melhor relaxamento e maior entrega ao sono.

-- Momórdica (Florais de Minas): usada quando a pessoa tem dificuldade em dormir por ficar ruminando pensamentos. Pode-se acrescentar também Impetiens, Vervano, Fuchsia, Buquê de 9 flores, para insônia em geral. Todas as essências florais que ajudam na qualidade do sono ajudam a tornar mais fácil o processo de recordação do sonho.

-- Star Tulip (Flower Essence Society - FES): esta essência ajuda a pessoa a aperfeiçoar a captação dos sentimentos mais sensíveis do inconsciente. Promove uma abertura para o interior do ser, cria a sintonia necessária para uma boa meditação, oração, e contato com os sonhos. É uma essência que ajuda a pessoa a ter mais consciência das influências dos planos sutis.

-- Angélica (FES): Para tornar a pessoa mais receptiva a orientação espiritual durante o sono e sonho. Grande parte da orientação que recebemos dos planos superiores acontecem e são descritas através dos sonhos.

-- Mugwort (FES): Ajuda a tornar mais claro, consciente e refinado os processos oníricos, sendo assim mais fácil a compreensão do significado do sonho para a vida da pessoa, assim como propicia maior consciência das orientações dos planos superiores. Desta forma esta essência reforça a percepção consciente do sonho e dos fenômenos a ele correlacionados.

-- Black-Eyed Susan (FES): Esta essência trabalha os sonhos que se repetem ou que são perturbadores, pois na maior parte das vezes sonhos que se repetem acontecem devido ao não aprendizado da situação que deu origem ao sonho. Este não aprendizado está muito relacionado à existência de áreas de repressão as quais o indivíduo inconscientemente se recusa a tomar conhecimento. Esta essência ajuda a tornar consciente o conteúdo destas repressões. Obs: existem outros motivos que tornam os sonhos recorrentes ou repetitivos. Por exemplo, os sonhos que falam de simbologias que são centrais na vida do indivíduo ou da cultura em que ele vive. Nestes casos esta essência pode ser interessante mas deve ser complementada por outras.

-- Quaresma ( composto floral desenvolvido pelo autor - sem venda comercial -). Este composto floral ajuda as pessoas a renovarem suas vidas a partir de um chamado interior. Este chamado interior produz uma transformação na disposição interna dando força para que tomemos nossa vida em nossas mãos. Deve ser usada quando as pessoas estão necessitando renovar a vida e também quando estão precisando se "enxergar" tal como são. Auxilia a pessoa a encontrar o rumo de sua vida. Os sonhos são uma das principais formas de nos conectarmos com nosso interior e recebermos as mensagens que nos ajudam a descobrir o nosso próprio caminho interior. Devido a esta sincronia de atuação este é um dos compostos florais mais indicados para quem quer trabalhar com seus próprios sonhos.

Obs: todas estas essências foram apresentadas a título informativo. Para uma maior precisão no uso das essências para os sonhos procure um psicólogo que trabalhe com essências florais.

Maiores informações sobre as essências florais você encontra no site sobre terapia floral.

 

 

b) A auto-massagem cria um momento de interiorização e manipulação do corpo que é muito importante para desenvolver a sensibilidade da pessoa. A manipulação do corpo é ótima para dissolver tensões e diminuir o stress, além de promover uma estimulação e uma reorganização da memória corporal, o que influenciará positivamente e enriquecerá os sonhos.

c) As técnicas de relaxamento também possuem uma grande capacidade de estimular os sonhos, a percepção do corpo, dos sentimentos e das sensações. Todas as técnicas de relaxamento aumentam a sensibilidade interior, diminuem o nível de stress, e desenvolvem a concentração. Utilizar técnicas de visualização ( cores, cenários, situações, etc. ) conjuntamente com o relaxamento ajuda a potencializar seus efeitos.

d) Pedindo orientação. Quando temos um problema e avaliamos todas as possibilidades, quando não nos deixamos ser dominados pelo problema, quando cremos que podemos receber orientação de nosso interior e desejamos profundamente obter esta orientação, o sonho quase sempre se manifesta.

Técnicas para desenvolver a memória e a criatividade: a capacidade de retenção dos sonhos na memória está diretamente relacionado com a capacidade desta em lidar com histórias de caráter irracional, fragmentadas e fantásticas, como é o caso da maioria dos sonhos. A seqüência de exercícios a seguir lhe ajudará a desenvolver esta habilidade. Escolha um objeto, pessoa, paisagem, qualquer coisa que você possa ver ou tocar. Durante sete dias consecutivos você vai descrever e desenhar o que escolheu nos mínimos detalhes, a cada dia exija mais de você, procure no dicionário novas palavras para te ajudar a descrever o que vê. Além disso, nestes sete primeiros dias descreva tudo o que você sente, percebe em você e lembra enquanto trabalha com o que escolheu. Ex: se escolher uma árvore descreva minuciosamente como ela é, sua folhas, flores, animais que habitam nela, como é o caule, etc.. Descreva como você se sente enquanto trabalha com esta árvore e/ou qualquer coisa ou situação que apareça na sua mente no momento. Nos sete outros dias você vai visualizar o que você escolheu. Você vai se ver junto, dentro, em cima, em baixo, etc. daquilo que você escolheu (registre tudo). Você também vai assumir a perspectiva de outros seres ou objetos que compartilham a situação. Ex: a grama que nasce debaixo da árvore. Nos 14 dias seguintes você vai se imaginar vivendo junto ao que você escolheu e a cada dia você sai para caminhar e a cada dia sua mente vai produzir uma história diferente ( anote e desenhe tudo ). Deixe sua mente solta e sem qualquer autocrítica. Ex: no exemplo da árvore você pode estar caminhando por um pequeno ramo da árvore e aí encontrar uma formiga e então começar uma história. Depois destes 28 dias você terá habilitado sua mente a lidar com a linguagem dos sonhos, e assim será mais fácil a lembrança dos sonhos.

Concluindo: nada pode ser feito para dar 100% de certeza de lembrança dos sonhos, mas muitas coisas podem ser feitas para ajudar. Para cada pessoa uma ou mais das indicações aqui apresentadas são necessárias. Quando for escolher uma ou mais técnicas tenha sempre em mente quais as suas necessidades. Se você ao dormir sente seu corpo tenso uma auto-massagem ou relaxamento é indicado. Se você estiver angustiado um floral lhe fará bem. A escolha da técnica correta é importante para a qualidade do resultado.

Uma pessoa que desenvolveu sua sensibilidade interior e a capacidade de memorização dos sonhos, que teve uma noite bem dormida, que ao despertar pela manhã se mantém ligado nos sonhos e no seu estado geral, terá mais facilidade em recordar os sonhos.

Mesmo os que se lembram dos sonhos podem utilizar algumas das dicas aqui apresentadas.

 

 

 

 

 

 

Anterior

Home

Próximo

 

 

 

Conheça o autor

Cursos e Consultas

 

 

 

Terapia da Regressão

Hipnose

Terapia de Vidas Passadas

 

 

FACEBOOK: http://www.facebook.com/mesquitaregis

 

 

Coloque um Banner da Análise dos Sonhos no seu site

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Colabore com este site

 

 

 

 

 

 

 

Click para receber gratuitamente no seu email o Jornal Vida Natural

Visite a página do jornal

 

 

 

Todo o conteúdo escrito deste site está registrado no Escritórios de Direitos Autorais da Biblioteca Nacional.

Proibida a reprodução total ou parcial sem a autorização escrita do autor.

 

 

Copyright © 1996 - 2012 by Regis Soffiatti Mesquita de Oliveira