Make your own free website on Tripod.com

 

Terapia da Regressão

 

Hipnose

 

 

OS QUATROS PRIMEIROS PASSOS DA ANÁLISE.

 

 

 

 

 

O Primeiro Passo

O primeiro passo da análise consiste em anotar o sonho. É importante que você procure anotá-lo com o máximo de precisão. Tudo que você lembrar deve ser anotado. Todos os detalhes, por mais insignificantes. Se você sonhou que estava num quarto, como era este quarto? Tinha chão? ( Quando lidar com sonho não pense em lógica. ) E o piso como era? As paredes tinham cor, áspera ou lisa, quente ou frio, forte ou fraca, ...? Os móveis, como era cada um, em detalhes,.....? Descreva ou desenhe em detalhes as cenas do sonho e seus personagens. Quais eram os sentimentos, intenções e pensamentos de cada personagem?

Quais eram seus sentimentos? Como foram suas reações? O que você tinha intenção de fazer? O que você fez? Descreva tudo que passou pela sua cabeça. Relate como seu corpo se sentia, se alguma parte que chamava atenção. Repare como você se comportou no sonho.

Você não deve se preocupar com o que esqueceu, não tem o mínimo problema. Mas aquilo que você se lembrar procure escrever ( ou desenhe, se preferir ) em detalhes. Isto é muito importante.

Obs.: para um bom aproveitamento e segurança recomendo que você obedeça fielmente tudo o que for orientado neste estudo. Tudo tem motivos muito importantes para serem propostos. Nestes anos de experiência aprendi que alguns caminhos levam ao nada. Nada é aleatório. Você deve escrever os sonhos nos mínimos detalhes a fim de desenvolver sua habilidade em visualizar as imagens, para aumentar sua capacidade de lembrança dos sonhos e fixar melhor as imagens do sonho na mente, o que facilita muito a realização dos outros passos da técnica.

Não se torne um desesperado em anotar seus sonhos anotando no meio da noite ou coisas desse tipo. Apenas na hora em que for anotar, anote-os com todos os detalhes de que se lembrar. O que esqueceu, esqueceu.

Neste nível inicial de aprendizado só serão utilizados aqueles sonhos em que o sonhador aparece na história do sonho.

 

 

O Segundo Passo

É a parte da quietude. Neste momento procure um lugar tranqüilo. Você pode realizar a visualização tanto sentado quanto deitado. Veja o que é melhor para você.

Desligue-se dos problemas exteriores. Agora é hora de você se concentrar exclusivamente no seu trabalho com os sonhos. Comece fazendo 3 respirações bem lentas e bem profundas. Comece, então, a relaxar cada parte do corpo. Inicie pelos pés e aos poucos vá subindo pelas pernas, quadris, barriga, tórax, ombros, braços, mãos, pescoço, nuca, relaxe até a região da cabeça não se esquecendo de relaxar olhos, boca e língua, e o couro cabeludo. Faça mais algumas respirações lentas e profundas, aproveitando o momento em que soltar o ar para deixar o corpo cada vez mais solto. Esta fase serve para diminuir o ritmo do corpo e da mente, garantindo assim uma tranqüilização interior importantíssima para um bom trabalho. Portanto, é importante que este passo dure alguns minutos e que você esteja bem relaxada e concentrada exclusivamente na análise dos sonhos.

Antes de passar ao terceiro passo você deve comunicar para sua mente o que você vai fazer. Você pode utilizar a seguinte frase: "minha mente, meu Deus, agora estou me preparando para ter contato com as forças arquetípicas. Vou me desligar por um tempo do mundo externo, me entregar e seguir o caminho que minhas forças arquetípicas e espirituais me mostrar". Não deixe de avisar.

 

 

O Terceiro Passo

Você vai se reencontrar com seu sonho. As anotações do primeiro passo serviram para fixar na sua memória as imagens, sentimentos, emoções e sensações relacionadas a ele. Neste terceiro passo você deve se sintonizar com estas memórias e se permitir reviver as mesmas emoções, sentimentos e sensações acontecidas no sonho. Procure reviver cada momento do sonho deixando com que a emoção tome conta de você.

Para entender bem o que é se sintonizar com uma memória você pode realizar o seguinte exercício: Realize o passo dois. Após, procure na sua memória qual foi o dia mais triste da sua vida. Comece se lembrando do que aconteceu e quais foram os seus sentimentos. Vá revivendo cada momento do que aconteceu. Repare como, a medida em que você vai se entregando e se fixando nesta lembrança, ela vai ficando mais forte. Talvez você esteja até chorando. Isto significa que você está sintonizado com sua memória.

Você também pode fazer opção por escolher apenas uma imagem que te marcou no sonho e se fixar nela. Perceba todos os seus detalhes e procure deixar com que o sentimento que esta imagem te desperta fique bem forte e presente.

Ex.: se você sonhou que estava voando junto a alguém através das estrelas, procure se lembrar com muita precisão deste momento. Procure reviver cada detalhe. Você deve trazer para este momento o "clima" do sonho. Deixe que os sentimentos apareçam em sua mente. Aos poucos você vai conseguindo reviver o sonho. Outra opção é você se concentrar em apenas um detalhe do sonho. Por exemplo, se concentre nas estrelas que vão passando enquanto vocês voam ( se isto for algo que te chamou atenção no sonho ).

 

Acrescente este site aos seus favoritos

e nos encontre sempre que desejar.

 

 

O Quarto Passo

Lembre-se: as imagens do sonho possuem força energética e o que buscamos é nos conectar a esta energia.

No terceiro passo você se sintonizou com seu sonho. Neste quarto passo você vai deixar com que a força energética do sonho atue em sua mente. A seguinte seqüência vai acontecer em sua mente: a) sintonizando com o sonho automaticamente você se sintoniza com a força energética do sonho (energia do inconsciente). b) esta força energética vai começar a interferir na imagem, modificando-a, colocando-a em movimento. Isto vai acontecer automaticamente em sua mente. Portanto, sua parte neste passo é não colocar resistência, é não dificultar a livre atuação desta energia. A regra é se soltar, se entregar.

Se você conectou direito e está deixando a energia agir, você terá a sensação de que está vivendo um novo sonho, pois o que esta energia faz é "criar" uma nova história. É através da vivência desta nova história que você vai se transformar.

Em voz alta você deve falar o que está acontecendo com a imagem e como você se sente. Nos passos seguintes você também deve falar em voz alta o que você deseja, sente, está fazendo, o que está acontecendo, etc. A partir deste momento tudo deve ser feito em voz alta. Por um motivo simples, a nossa mente funciona muito rápido, falando em voz alta nós diminuímos a sua velocidade. Além de termos mais consciência do que fazemos*.

__________________________________________________________________________________

* Falar em voz alta significa que o som tem que ser audível. Isto não significa que o volume desse som deva ser alto. Um murmúrio já vale. Note bem: falar em voz alta é de extrema importância.

__________________________________________________________________________________

 

Este passo geralmente demora de 2 segundos à 1 minuto. Procure não deixar seu ego interferir, não permita com que seus desejos e vontades atrapalhem este momento. É um trabalho de humildade, de entrega. Aceite o que sua mente lhe mostrar. Espere ela lhe mostrar.

Exemplo 1: uma pessoa sonha que estava dentro de uma caverna escura. Nesta caverna tinha um rio muito sujo que ela deveria atravessar. Do outro lado estavam duas crianças esperando por ela. No sonho ela tinha muito medo de atravessar o rio sujo e ficava agoniada em deixar as crianças sozinhas. Quando começou a reviver a cena seu inconsciente colocou uma luz atrás dela ( como se fosse a entrada da caverna ). Esta luz foi o sinal de que o inconsciente já estava dominando a cena.

Exemplo 2: outra pessoa sonhou que estava deitada num quarto. Quando reviveu a cena, a energia transformou o quarto em um lugar escuro, sem portas, que parecia uma masmorra.

Os exemplos anteriores mostraram o que pode acontecer com a imagem inicial. Às vezes a imagem pode continuar a mesma, sendo que a mudança acontecerá nas sensações ou nos sentimentos da pessoa.

Exemplo 3: uma pessoa sonhou que estava andando por uma trilha. Quando reviveu a cena começou a sentir que ia acontecer algo e que sua morte era iminente. Ficou em pânico. Neste exemplo fica claro que a imagem continuou a mesma, mas a energia do inconsciente agiu sobre os sentimentos.

 

OBS: Se a imagem começar a mudar constantemente é porque você não conectou direito. Refaça desde o segundo passo. Quando a imagem está conectada com a energia inconsciente ela adquire uma certa estabilidade, seu movimento é o movimento do desenrolar de uma história e os pensamentos "invasores", que tanto atrapalham a nossa concentração, não conseguem espaço para interferir na visualização.

 

 

 

 

 

Anterior

Home

Próximo

 

 

 

Conheça o autor

Cursos e Consultas

 

 

 

Terapia da Regressão

Hipnose

Terapia de Vidas Passadas

 

 

 

Clique Aqui e Saiba Como Colaborar Com Este Site.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Todo o conteúdo escrito deste site está registrado no Escritórios de Direitos Autorais da Biblioteca Nacional.

Proibida a reprodução total ou parcial sem a autorização escrita do autor.

 

 

Copyright © 1996 - 2012 by Regis Soffiatti Mesquita de Oliveira